A ampliação do Mercado Livre de Energia Varejista em 2024 para todas as empresas do Grupo A (média tensão) é um marco significativo no setor energético brasileiro. Essa mudança promete mais opções e competitividade para esse grupo de consumidores, impulsionando a inovação e o crescimento no Mercado de Energia. Embora o Mercado Livre Varejista exista desde 2013, este possuía requisitos regulatórios distintos dos atuais. Em conjunto com um plano de modernização liderado pela ANEEL, no final de 2019, houve a mudança do requisito mínimo para se tornar um Consumidor Livre. Este processo iniciou em 2020 e a última etapa desse processo entrou em vigor em janeiro de 2024, abrindo o mercado para consumidores conectados em média tensão e gerando uma redução média de até 30% nos custos com energia para aqueles que decidirem atuar neste mercado.
Diferentemente do Mercado Livre Atacadista, que exige uma demanda mínima contratada de 500kW com a distribuidora local, os Consumidores varejistas não enfrentam essa restrição. Ou seja, todos os Consumidores conectados em média tensão poderão aproveitar a vantagem. Isso terá um impacto muito positivo, pois, com a economia de energia, pequenos e médios empresários poderão desfrutar dos benefícios resultantes, estimulando o crescimento de seus negócios em outras áreas.
Neste contexto de modernização e abertura do Mercado Livre de Energia, o Grupo IBS Energy, com mais de 22 anos de experiência em soluções energéticas, obteve autorização da CCEE para atuar nesse segmento por meio de uma de suas empresas, a Gama Energia.
A Gama Energia, presente no mercado de Comercialização de energia desde 2009, vem se posicionando estrategicamente para acompanhar as mudanças e contribuir para o desenvolvimento do setor varejista.
No entanto, apesar dos avanços, existem diversos obstáculos a serem superados para que a abertura do Mercado de Energia Livre se consolide e torne-se mais ampla, atingindo todos os consumidores do País.
O primeiro passo foi dado com segurança, agora, aguardamos o impacto dessa abertura em nossas residências.
Para saber mais sobre a Gama Energia Varejista, visite nosso site: www.gama-energia.com.br/varejista/ |