(11) 5053-8666

TERMELÉTRICA “CIDADE DO LIVRO” VENCE LEILÃO DE ENERGIA NOVA A-5


Projeto à Biomassa do Grupo IBS Energy teve êxito no 35º Leilão de Energia

Em 30 de setembro de 2021, o Grupo IBS Energy sagrou-se um dos vencedores do leilão, com contratos de 20 anos. O certame foi operacionalizado pela CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica), e coordenado pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica).

O empreendimento está localizado em área de 121 mil metros quadrados, a 286 km da capital de São Paulo, na cidade de Lençóis Paulista. A denominação da usina é uma alusão à cidade, conhecida como “Cidade do Livro”.

O local foi escolhido por atender a diversos fatores essenciais para o sucesso do empreendimento: competência e apoio da administração pública, acesso logístico, ampla oferta de biomassa, disponibilidade de água, e infraestrutura de escoamento de energia.

Com investimento de R$ 503 milhões, a Termelétrica Cidade do Livro utilizará múltiplas biomassas como combustível, sendo a maior usina do país com essas características. O empreendimento produzirá cerca de 1.500 empregos, e contribuirá para a geração de renda na região. Ambientalmente responsável, a usina utilizará água de esgoto da cidade no processo de refrigeração, poupando recursos naturais.

A energia elétrica que será gerada é renovável, sustentável e certificada, com capacidade para abastecer uma cidade de 1 milhão de habitantes.

O projeto de pátio e manejo foram desenvolvidos pela Fundamento Engenharia e Reunion Engenharia. A construção do empreendimento ficará a cargo da SEPCO1 - empresa do Grupo PowerChina. Já o abastecimento das biomassas, será de responsabilidade da Madeplant Florestal.

Especiais agradecimentos à Prefeitura Municipal de Lençóis Paulista, à InvestSP (Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade), à UNESP (Universidade Estadual Paulista), e ao Instituto Acende Brasil, que apoiaram e incentivaram o projeto desde sua origem.

IBS Energy: energia para mudar, energia para crescer.

Foto: Freepik

Assine nossa newsletter

para receber notícias sobre o mercado livre de energia