(11) 5053-8666

Plano Decenal de Energia reacende o debate sobre o planejamento energético nas políticas públicas

Arte MME

O Ministério de Minas e Energia (MME), em parceria com a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), trouxe o planejamento de volta para o centro do debate do setor de energia com o lançamento da consulta pública do Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE) 2034. O documento estima a injeção de R$ 3,2 trilhões no setor energético nos próximos dez anos. Isso permite o avanço das políticas públicas do setor e a ampliação dos investimentos no país.

O PDE contempla todo o planejamento detalhado do setor para os próximos dez anos, servindo como ferramenta confiável para todos os setores da economia, da infraestrutura e dos ecossistemas conectados ao setor energético brasileiro. Os investimentos são nas áreas de petróleo, gás e biocombustíveis, nas linhas de transmissão, na geração de energia, na produção de combustíveis e na nova indústria verde.

O plano contempla os principais programas desenvolvidos pelo MME nos últimos dois anos, como o Gás para Empregar, o Marco Legal do Hidrogênio, os planos de expansão nas energias renováveis, e os aspectos da Lei do Combustível do Futuro, que está revolucionando a produção dos biocombustíveis no Brasil.

Demanda

O PDE aponta um salto de quase 25% na demanda por energia nos próximos dez anos. A demanda por eletricidade saltará nesse período em 37,7%. Outro dado que o plano mostra é que a demanda por minerais estratégicos para expansão do setor elétrico crescerá 58%.

A cada ciclo, o PDE testa o efeito de novas políticas e nos permite ajustar a rota. O PDE é a base que permite à sociedade debater os rumos do setor energético, com transparência e amparado nas melhores técnicas de planejamento energético da EPE, que aliás, é uma referência internacional.

PDE 2034

Os números do Plano Decenal de Expansão de Energia 2034 (PDE 2034) demonstram o dinamismo do setor elétrico brasileiro e a necessidade de investimentos contínuos para garantir o abastecimento energético do país e impulsionar o desenvolvimento sustentável. O MME está comprometido em trabalhar ativamente para a implementação do plano e garantir um futuro mais verde e próspero para o Brasil.

O PDE 2034, coordenado pelo MME, é elaborado pela EPE. Para mais informações e contribuições consulte o relatório completo, disponível no site da Consulta Pública MME nº 179 de 08/11/2024, e os demais cadernos do plano, disponíveis na página do PDE 2034 no site do MME.

Assine nossa newsletter

para receber notícias sobre o mercado livre de energia.